Feeling do psicoterapeuta interno

Há mais de 20 anos prepara estudantes de psicologia no atendimento clínico em seus consultórios.

Treinamento da escuta (auscultar) do conteúdo psicológico contido na fala coloquial do paciente, através da forma alcança-se  o conteúdo psicológico  (forma x conteúdo).

A escuta psicológica se atém a tons e semitons da voz do paciente, as ligeiras pausas e hesitações e a cadência da linguagem falada“.

Objetivo

O curso objetiva desenvolver, treinar e capacitar o psicólogo no atendimento a pacientes da clínica contemporânea, de forma empírica (prática clínica) através de supervisão simultânea.

A aplicação da teoria e prática clínica é feito pela universidade, no entanto, a tarefa de desenvolver o psicoterapeuta na clínica psicológica não é simples. Informação teórica versus formação da prática demandam grande dedicação e larga experiência.

O fato é que a Universidade não consegue preencher satisfatoriamente, este hiato entre teoria acadêmica e prática clínica. Geralmente, os alunos recém-formados são colocados no mercado de trabalho parcialmente preparados e naturalmente inseguros frente aos colegas mais experientes que dominam a preferência do mercado.

Assim sendo, este curso vem ocupar esta lacuna, treinando e desenvolvendo na prática, o psicólogo que opta por abrir seu consultório e trabalhar com a clínica.

Balão de Fala“Repara bem no que eu não digo.”
Paulo Leminski

Conteúdo Programático

  • Ampliar a percepção global para “olhar o Outro” e apreender seu discurso
  • Treinar a “escuta” do conteúdo inconsciente através do discurso do paciente
  • Ampliar o “olhar” do psicoterapeuta aos sinais analógicos (não verbais) do paciente, tais como:
    • postura corporal, tom de voz, gesticulações e outros;
  • Capacitar o aluno a identificar o discurso e comparar às teorias selecionadas:
    • Relato x teoria – supervisão + textos teóricos para estudo
    • Vivência – simulação paciente x terapeuta (Role play)

Método | Metacomunicação (conteúdo x forma)

Bibliografia | Pragmática da Comunicação Humana de Paul Watzlawisck, Janet H. Beavin e Don J. Jackson.

Público-Alvo

O Curso Metacomunicação é dirigido a estudantes recém formados da universidade e a psicólogos formados há mais tempo que desejam se atualizar neste caminho profissional, possibilitando reaquecer o campo de aprendizagem por meio de treinamento e supervisão.

É também destinado a todo aquele que aspira ampliar, treinar, desenvolver e atualizar seus conhecimentos na psicologia clínica contemporânea e ainda a psiquiatras, mediadores, coaching, assistentes sociais, enfim a todo profissional cuja tarefa seja o de “cuidar” do ser humano e sua relação com o seu mundo interno e externo.

Coordenação

Coordenação

Norma I. C. Melhorança – CRP 6@/31628

Especialista em psicologia clínica desde 1984.

Desenvolveu seu trabalho como psicoterapeuta – enfoque psicanalítico  em São Paulo, Cuiabá, Salvador e Curitiba.

Atendimento clínico  (online e presencial), individual e casal!  Palestras à grupos e entidades, dentro e fora do Brasil.

Consultório em São Paulo:

Conjunto Nacional | Av. Paulista, 2073 – Torre Horsa I sala 1013.

Apresenta em seu canal do YouTube, semanalmente vídeos com temas complexos da psicologia colocados de forma clara, para o alcance de todos!

Escreve semanalmente textos/artigos para jornais e grupos da psicologia/psicanálise na mídia online!

Criou o Teste de intuição encomendado pela UOL

Formação acadêmica:

1978 – História – PUC/SP

1984 – Psicologia Clínica  Faculdade Tuiuti/Curitiba

1986 – Pós-graduação em Psicologia Social abordagem psicanalítica – PUC/PR

Curso que a habilita a diagnosticar e “trabalhar” os conteúdos psicológicos de grupos e instituições.
Desde 1984 mantém  estudos permanentes das  teorias  psicanalíticas:

a) Contemporâneos: Bion, Winnicott, André Green, Ogden, Ferencze e Escola Francesa.

b) Teóricos Clássicos: Freud, Melanie Klein.

c) Outras formações: Teoria Analítica de C. G. Jung; Sistêmica (Família / Casal e grupos); Corporal (bioenergética – psicossomática – Core Energetics); Psicodrama; Alcoolismo e dependência química; Terapia Eriksoniana (hipnose); Mitologia Grega; Filosofia e Psicanálise.

Influenciada pelas duas formações acadêmicas: Psicologia e História, sua escuta prioriza os elementos inconscientes do paciente dentro da perspectiva histórica  que ele se encontra.

Numa linha horizontal: – o fato selecionado – momento histórico do indivíduo, de seu país, do mundo ao qual a história do sujeito se passa e  numa linha vertical: o aparelho mental com toda sua complexidade. Ou seja, o olhar ao psiquismo do sujeito e sua historicidade nestes tempos da pós-modernidade.

Desde 1990, portanto há mais de 28 anos, coordena e “treina” alunos da clínica psicológica em seus cursos:

1)  Metacomunicação – “escuta psicológica e manejo clínico – treinamento da escuta (auscultar) do conteúdo psicológico contido na fala coloquial do paciente”.

https://youtu.be/7ynhi-mFjKM

“Psicologia Social + Metacomunicação”

(treinamento empírico dos alunos dentro das comunidades de risco e vulnerabilidade social)

Supervisão e treinamento, por 3 anos, aos  grupos de alunos do Curso de Metacomunicação, que prestavam atendimento psicológico à comunidade, no Centro de Saúde Bela Vista –  Cuiabá MT,  à convite da enfermeira chefe Maria Aparecida da Silva.

Prestou atendimento psicológico, por 6 meses, enfoque da  sistêmica à famílias com risco social – violência doméstica, dos alunos da escola Escola Integral Allan Kardec – EIAK –  à criança em situação de risco social, do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) e reforço escolar.

Centro Espírita Casa de Redenção Joanna de Angelis – Bairro Patamares Salvador – BA

Supervisão  e treinamento, por 4 anos e meio aos  grupos  de alunos do Curso de Metacomunicação, que acompanhavam o tratamento de dependência química e faziam atendimento psicológico, às mulheres de rua, recolhidas pela irmã  Maristela Meireles de Almeida, a qual  as submetia  ao  tratamento de dependência  química, na Associação Bibi Meireles Lar Mãe de Misericórdia,

Local: Rondinha – Campo Largo – PR

Supervisão  e treinamento, em torno de 3 anos,  aos  grupos  de alunos do Curso de Metacomunicação, que  prestavam   atendimento psicológico aos catadores de lixo  reciclável  na sede da ONG Instituto Lixo e Cidadania coordenado pela  Procuradora Margaret Matos de  Carvalho

Vila Pinto, Curitiba – PR

2) “Sonhos – conversas oníricas”

https://youtu.be/WhnR46mKLx0

Siga a Norma nas redes sociais : Instagram | Facebook

Depoimentos

“Aprendi muito mais com esta mulher neste curso, do que em 5 anos de faculdade.  Digo sempre que ela é minha mestra, pena que está tão longe. Este curso é aprender a prática, é de verdade aprender a se tornar terapeuta. Tenho orgulho hoje da terapeuta que sou, devo muito disso a ela.”

Patrícia

“Aqui vai o pensamento que extraí do livro ‘O melhor de Rubem Alves’ do Prof. Samuel Lago, onde eu vejo sua pessoa nos ensinando a Metacomunicação.

Estou semeando as sementes das minhas mais altas esperanças. Não busco discípulos para comunicar-lhe saberes. Busco discípulos para neles plantar minhas esperanças.

Há muito tempo que não me faço esta pergunta: se tenho esperança de que as coisas deem certo. Encontro minha alegria em realizar a semeadura. O ato de semear é um ato em si de alegria. É isso me basta.

Não é lindo? Obrigada pelo tempo que você gasta nos ensinando.”

Um abraço, Malú

“Quero deixar aqui minha opinião sobre o curso de Metacomunicação, ministrado pela Psicóloga Norma Melhorança.

Tive a oportunidade de agregar mais este treinamento à minha profissão.

A escuta através da Metacomunicação tornou minha audição mais aguçada, perceptiva e mais clara, fator esse, essencial na prática do dia a dia.

Eu indico e recomendo o curso, assim como tenho certeza que quem participar também o fará. Muito obrigada Norma pela oportunidade.”

Martha Melo CRP 08/10729 29/01/2010

“Norma querida, parabéns pelo curso de Metacomunicação, conquistas e buscas frequentes!

Os anos se passaram, mas você continua na mesma direção de quando a conheci na década de 80. Viajas largos quilômetros com sua mala na mão, e o sonho de tornar-se a cada dia um ser melhor, procurando incansavelmente o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O sonho já é realidade!”

Abraço carinhoso, Denivalda Cavalcanti

“Sucesso neste seu curso e Parabéns pelo seu blog, está bem bonito.”

Um beijo, Roberto Otsu

“Vim ver sua aula sobre o método da Metacomunicação e o achei sereno como você!”

Beijos, Viviane

“Estávamos juntas de 1996 a 2004. Que experiência incrível!!

Eu estudante de psicologia e estagiária no posto de saúde com a supervisão e orientação da Norma Inez Coughi Melhorança. Fantástico é a palavra que vêm a mim!! Foram anos de estágio supervisionado nos ensinando a arte da escuta através do estudo e curso contínuo de Metacomunicação!! Uau!!

Foi incrível. Não tinha conhecimento da lida da escuta, tinha apenas teorias psicológicas e a metacomunicação trazia algo novo. A escuta do que é trazido pelo outro humano em situação de pedido, de ajuda para outro ser humano se estudava ao vivo em psicodramatizações, com o paciente encarnando suas dores, seus desafios, postura, voz e discurso.

Calçar o sapato do outro, literalmente era o que fazíamos. E fomos evoluindo e aprendendo, e surgiram aprendizagens profundas da comunicação humana…da forma, do conteúdo, da comunicação vertical, horizontal, profunda, dos paradoxos, esconderijos, negações, ameaças.

E fomos seguindo e aprendendo a lidar com a dor do outro, aprendendo a suportar e dar continente e sustentação para o que se manifestasse ali, ao vivo e a cores em plena elegância e compaixão… mas vivo e pulsante com sangue, suor e lágrimas como diz o poeta.

Naquele espaço onde só os que amam muito conseguem ficar.

Aqui vai minha gratidão, saudades e vontade de estarmos juntas de novo neste momento mais maduro.”

Um beijo querida mestra na sua alma, Raquel Lyma

“Os 3 encontros dos quais participei, foram ricos e construtivos pra minha trajetória profissional.

Pude beber um pouco das teorias de Melanie Klein, indecifráveis para mim, quando fui estudante. Ler um fragmento de Bion me conectou com o lugar da intuição e sensibilidade do terapeuta.

O que fica pra mim? ” sem memória, sem conhecimento e sem desejo”. Este é o lugar do terapeuta da alma humana.

Também pude vivenciar na prática, a Metacomunicação, que é a arte do terapeuta em descobrir junto com o paciente, onde se localiza sua dor. Assim começa cada jornada analítica.”

Gratidão, Anne Marie Vouter

Poema publicado em 1916, nos EUA, escrito por uma garota de 15 anos, que supõe-se nunca tivesse sabido sobre psicoterapia ou psicanálise:

Gostaria que houvesse alguém
que ouvisse minha confissão:
não um padre – não quero que me digam meus pecados;
não minha mãe – não quero causar tristeza;
não uma amiga – não entenderia o bastante;
não um amante – seria parcial demais;
não Deus – Ele é tão distante;
mas alguém que fosse ao mesmo tempo o amigo,
o amante, a mãe, o padre, Deus
e ainda um estranho – não julgaria nem interferiria,
e quando tudo já tivesse sido dito desde o início até o fim,
mostraria a razão das coisas,
daria força para continuar
e para resolver tudo à minha própria maneira.

In: HALE, N. (1971) Freud and the Americans. Citado por Sérvulo A. Figueira, Psicanalistas e paciente na cultura psicanalítica . In: Religião e Sociedade, 12, 1985, p.72

Horários – Novas Turmas

 

Entre em contato:  normamelhoranca@yahoo.com.br / (11) 98748-7554

Primeira reunião para combinados em geral (horário, dia da semana e outros)

  • Inscreva-se