No sonhar, traços, resíduos e imagens surrealistas, formam rastros inconscientes que inundam o estado de vigília trazendo para a consciência uma comunicação complexa e confusa, porém genuína do universo inconsciente.

Objetivo

O grupo tem como objetivo trabalhar o conteúdo teórico com base nas seguintes abordagens:

  • Psicanálise;
  • Teoria de Jung;
  • Teoria do pensamento de Bion.

O Dormir e o Sonhar

Quando sonho
sou outro.
Inauguro-me
Helena Kolody

Sonhos
Sonho caixa dágua

Conteúdo Programático

  • Sonhos simples
  • Grandes sonhos
  • Sonhos recorrentes
  • Pesadelos
  • Transtornos do sono, insônia
  • Sonhos x medicação psiquiátrica

Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico. Durante o sono principalmente na fase REM (onde se apresentam movimentos involuntários dos olhos), ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo em curto, médio e longo prazo. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente e está mais propenso às infecções, obesidade, hipertensão e ao diabetes. Uma noite mal dormida traz sonolência, alterações do humor, pouca concentração e irritabilidade.

No sonhar, traços, resíduos e imagens surrealistas, formam rastros inconscientes que inundam o estado de vigília trazendo para a consciência uma comunicação complexa e confusa, porém genuína do universo inconsciente.

A partir de 1900 Freud com a sua teoria sobre a interpretação dos sonhos, abriu novas perspectivas para a abordagem “científica” desse importante processo psíquico, ajudando a perceber sua complexidade e seus mecanismos, nos quais ele sintetizou na expressão “o trabalho do sonho”, ressaltando e diferenciando o conteúdo manifesto do latente e seus mecanismos inconscientes, tais como condensação e deslocamento e a linguagem simbólica com suas nuances e disfarces, oferecendo pistas e exemplos práticos sobre a complexidade da “interpretação” dos sonhos.

Um excelente hábito é anotar sistematicamente seus sonhos durante o ano e no final do mesmo lê-los continuamente associando à realidade de sua vida naquele ano. Você certamente se surpreenderá com a linguagem hermética, porém matemática e direta do seu inconsciente.

Público-Alvo

Estudantes e profissionais da psicologia, coaching, mediadores e áreas afins e à toda pessoa que se interesse pelo tema.

Coordenação

Norma I. C. Melhorança – CRP 6@/31628

Especialista em psicologia clínica desde 1984.

Desenvolveu seu trabalho como psicoterapeuta – enfoque psicanalítico  em São Paulo, Cuiabá, Salvador e Curitiba.

Atendimento clínico  (online e presencial), individual e casal!  Palestras à grupos e entidades, dentro e fora do Brasil.

Consultório em São Paulo:

Conjunto Nacional | Av. Paulista, 2073 – Torre Horsa I sala 1013.

Apresenta em seu canal do YouTube, semanalmente vídeos com temas complexos da psicologia colocados de forma clara, para o alcance de todos!

Escreve semanalmente textos/artigos para jornais e grupos da psicologia/psicanálise na mídia online!

Criou o Teste de intuição encomendado pela UOL

Formação acadêmica:

1978 – História – PUC/SP

1984 – Psicologia Clínica  Faculdade Tuiuti/Curitiba

1986 – Pós-graduação em Psicologia Social abordagem psicanalítica – PUC/PR

Curso que a habilita a diagnosticar e “trabalhar” os conteúdos psicológicos de grupos e instituições.
Desde 1984 mantém  estudos permanentes das  teorias  psicanalíticas:

a) Contemporâneos: Bion, Winnicott, André Green, Ogden, Ferencze e Escola Francesa.

b) Teóricos Clássicos: Freud, Melanie Klein.

c) Outras formações: Teoria Analítica de C. G. Jung; Sistêmica (Família / Casal e grupos); Corporal (bioenergética – psicossomática – Core Energetics); Psicodrama; Alcoolismo e dependência química; Terapia Eriksoniana (hipnose); Mitologia Grega; Filosofia e Psicanálise.

Influenciada pelas duas formações acadêmicas: Psicologia e História, sua escuta prioriza os elementos inconscientes do paciente dentro da perspectiva histórica  que ele se encontra.

Numa linha horizontal: – o fato selecionado – momento histórico do indivíduo, de seu país, do mundo ao qual a história do sujeito se passa e  numa linha vertical: o aparelho mental com toda sua complexidade. Ou seja, o olhar ao psiquismo do sujeito e sua historicidade nestes tempos da pós-modernidade.

Desde 1990, portanto há mais de 28 anos, coordena e “treina” alunos da clínica psicológica em seus cursos:

1)  Metacomunicação – “escuta psicológica e manejo clínico – treinamento da escuta (auscultar) do conteúdo psicológico contido na fala coloquial do paciente”.

https://youtu.be/7ynhi-mFjKM

“Psicologia Social + Metacomunicação”

(treinamento empírico dos alunos dentro das comunidades de risco e vulnerabilidade social)

Supervisão e treinamento, por 3 anos, aos  grupos de alunos do Curso de Metacomunicação, que prestavam atendimento psicológico à comunidade, no Centro de Saúde Bela Vista –  Cuiabá MT,  à convite da enfermeira chefe Maria Aparecida da Silva.

Prestou atendimento psicológico, por 6 meses, enfoque da  sistêmica à famílias com risco social – violência doméstica, dos alunos da escola Escola Integral Allan Kardec – EIAK –  à criança em situação de risco social, do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) e reforço escolar.

Centro Espírita Casa de Redenção Joanna de Angelis – Bairro Patamares Salvador – BA

Supervisão  e treinamento, por 4 anos e meio aos  grupos  de alunos do Curso de Metacomunicação, que acompanhavam o tratamento de dependência química e faziam atendimento psicológico, às mulheres de rua, recolhidas pela irmã  Maristela Meireles de Almeida, a qual  as submetia  ao  tratamento de dependência  química, na Associação Bibi Meireles Lar Mãe de Misericórdia,

Local: Rondinha – Campo Largo – PR

Supervisão  e treinamento, em torno de 3 anos,  aos  grupos  de alunos do Curso de Metacomunicação, que  prestavam   atendimento psicológico aos catadores de lixo  reciclável  na sede da ONG Instituto Lixo e Cidadania coordenado pela  Procuradora Margaret Matos de  Carvalho

Vila Pinto, Curitiba – PR

2) “Sonhos – conversas oníricas”

https://youtu.be/WhnR46mKLx0

Siga a Norma nas redes sociais : Instagram | Facebook

Horários – Novas Turmas

Assegure seu lugar:

normamelhoranca@yahoo.com.br

Whatsapp (11) 98748-7554

  • Inscreva-se